quinta-feira, 13 de outubro de 2005

Utilidade Pública Falando Corretamente

Todo mundo já ouviu estas bobagens "n" vezes; agora alguém se preocupou em juntá-las e esclarecê-las. Um verdadeiro serviço de utilidade pública. Eviter dizer:

Menas (sempre menos)
Iorgute (iogurte)
Mortandela (mortadela)
Mendingo (mendigo)
Trabisseiro (travesseiro)
Trezentas gramas (é O grama e não A grama)
Di menor, di maior(é simplesmente maior ou menor de idade)
Cardaço (cadarço)
Asterístico (asterisco)
Beneficiente (beneficente - lembre-se de Beneficência Portuguesa)

E lembre-se também: Mal - Bem Mau – Bom

A casa é GEMINADA (do latim geminare = duplicar) e não GERMINADA nascer, brotar;

O peixe tem ESPINHA (espinha dorsal) e não ESPINHO. Plantas têm espinhos.

Homens dizem OBRIGADO e mulheres OBRIGADA.

O certo é HAJA VISTA (que se oferece à vista) e não HAJA VISTO.

"FAZ dois anos que não o vejo" e não " FAZEM dois anos".

“POR ISSO e não PORISSO "

HAVIA muitas pessoas no local" e não "HAVIAM".

"PODE HAVER problemas" e não "PODEM HAVER...."

PROBLEMA e não POBLEMA ou POBREMA (deixe isso para o Zé Dirceu )

A PARTIR e não À PARTIR

Para EU fazer, para EU comprar, para EU comer e não para MIM fazer, comprar ou comer (mim não conjuga verbo; apenas "eu, tu eles,nós, vós, eles")

As pronúncias: CD - ROM é igual a ROMA sem o A. Não é CD-RUM (nem CD-pinga, CD-vodka, etc). ROM quer dizer read only memory - memória apenas para leitura.

HALL é RÓL não RAU, nem AU

E agora, o horror divulgado pelo pessoal do TELEMARKETING: não é eu vou ESTAR mandando, vou ESTAR passando, vou ESTAR verificando e sim eu vou MANDAR, vou PASSAR e vou VERIFICAR (muito mais simples, mais elegante e CORRETO).

Só mais uma: por favor, arranquem os malditos SEJE e ESTEJE do seu vocabulário. Isso é Xuxismo, "Hebe"steira

Mande aos seus amigos e inimigos. Se circula tanta bobagem pela internet, porque não circular coisa útil?

Acrescento: o certo é CUSPIR e não GOSPIR.

Fora os que falam estou "soando" referindo-se ao calor... O certo é suando, com "u", pois quem "soa" é sino!

Posts populares

Contadores

Assinar Feed Assinantes

Seguir no Twitter Seguidores

Artigos publicados Artigos

Comentários recebidos Comentários